Olá leitores(as) do nosso blog!
Hoje temos uma ótima sugestão de atividade que pode ser realizada na Educação Infantil. Lembrando, que esse roteiro poderá ser modificado e/ou adaptado a partir das especificidades da sua sala de aula.
ROTEIRO / RODA DE LEITURA
Público: crianças de 4 a 6 anos (É importante adequar o tipo de leitura à idade do público)
Tempo estimulado: 1 hora
Livro utilizado: O Olfato do Rato - Coleção Sentidos Autor: Caio Riter; Editora: edelbra; Ano de Edição: 2011; Nº de Páginas: 16
Breve apresentação do livro: A obra, conta a história de um rato que vive intensas aventuras e aromas, até encontrar aquele que é o mais desejado (queijo).
MOTIVAÇÃO
Materiais necessários: venda para cobrir os olhos das crianças; perfume; chocolate; queijo; laranja e pipoca.
· Vendar os olhos das crianças e pedi que com o olfato (cheiro) das coisas, elas adivinhem que objeto está sendo mostrado.· Através do queijo usado na brincadeira anterior, levantar perguntas tais como: Quem gosta de queijo? Vocês sabem o nome do animal que gosta muito de queijo? O Rato é um bicho grande ou pequeno?· Dizer as crianças que existe um livro (mostrar o livro) que conta a história de um rato que através do aroma descobre várias coisas. Convidar as crianças para escutarem a história “O Olfato do Rato” que foi escrita por Caio Riter.
LEITURA OBJETIVADA
· Mostrar o livro e perguntar as crianças o que elas acham que o ratinho vai encontrar na história?· Solicitar que escutem a história prestando atenção para descobrir o que o rato vai encontrar no decorrer da história.· Enquanto a história é contada, vai levantando em alguns momentos a curiosidade e imaginação da criançada, perguntando: E agora o rato está sentido cheiro de que?.· Fórmula para terminar a história: E era uma vez a vaca Vitória que caiu no buraco e acabou-se a história. Que a história terminou, batam palmas bem contentes,
batam palmas quem gostou.
EXPLORAÇÃO
· Lançar questionamentos que envolvam compreensão, interpretação e opiniões das crianças sobre a história contada no livro.
Questionamentos:
a) Quem ficava procurando coisas na história? O que ele usava para encontrar as coisas?b) O rato fez alguma coisa com o Rei do castelo? O que ele fez com ele?c) Quais objetos o rato encontrou na história? Qual objeto estava com mau cheiro? E qual ele mais gosto?d) Quem já usou o olfato para encontrar alguma coisa? O que vocês encontraram?e) O rato encontrou algo que deixou ele muito feliz e vocês já encontraram algo que também deixou vocês felizes? O que foi?f) Quem acolheu o rato? Ela deu um pedaço de que para ele?g) Vocês acham que se uma cozinheira encontrasse um rato na cozinha dela, o que ela ia fazer com ele? Por quê?h) Como devemos tratar os animais? Por quê?
EXTRAPOLAÇÃO
Materiais necessários: garrafa pet; imagens dos seguintes objetos: bolo, botas, peixe e queijo; papel ofício e cola.
· Distribuir imagens das coisas encontradas pelo rato da história, solicitando que as crianças colem as imagens obedecendo à ordem que aparecem na história.
· Confeccionar junto com as crianças um ratinho de garrafa pet.
Agora, boa leitura e ótima diversão !!!
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Hora da Leitura!!!
Postado por
Educação Infantil: experiências e realidades
Marcadores:
Atividades,
Educação Infantil,
Roda de leitura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário