quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Hora da Leitura!!!

Olá leitores(as) do nosso blog!
Hoje temos uma ótima sugestão de atividade que pode ser realizada na Educação Infantil. Lembrando, que esse roteiro poderá ser modificado e/ou adaptado a partir das especificidades da sua sala de aula.

ROTEIRO / RODA DE LEITURA
Público: crianças de 4 a 6 anos (É importante adequar o tipo de leitura à idade do público)
Tempo estimulado: 1 hora
Livro utilizado: O Olfato do Rato - Coleção Sentidos       Autor: Caio Riter; Editora: edelbra; Ano de Edição: 2011; Nº de Páginas: 16 
Breve apresentação do livro: A obra, conta a história de um rato que vive intensas aventuras e aromas, até encontrar aquele que é o mais desejado (queijo).

MOTIVAÇÃO
Materiais necessários: venda para cobrir os olhos das crianças; perfume; chocolate; queijo; laranja e pipoca.    
·       Vendar os olhos das crianças e pedi que com o olfato (cheiro) das coisas, elas adivinhem que objeto está sendo mostrado.·       Através do queijo usado na brincadeira anterior, levantar perguntas tais como: Quem gosta de queijo?  Vocês sabem o nome do animal que gosta muito de queijo?  O Rato é um bicho grande ou pequeno?·       Dizer as crianças que existe um livro (mostrar o livro) que conta a história de um rato que através do aroma descobre várias coisas. Convidar as crianças para escutarem a história “O Olfato do Rato” que foi escrita por Caio Riter.
LEITURA OBJETIVADA
·       Mostrar o livro e perguntar as crianças o que elas acham que o ratinho vai encontrar na história?·       Solicitar que escutem a história prestando atenção para descobrir o que o rato vai encontrar no decorrer da história.·       Enquanto a história é contada, vai levantando em alguns momentos a curiosidade e imaginação da criançada, perguntando: E agora o rato está sentido cheiro de que?.·        Fórmula para terminar a história: E era uma vez a vaca Vitória que caiu no buraco e acabou-se a história. Que a história terminou, batam palmas bem contentes,
batam palmas quem gostou.
EXPLORAÇÃO
·       Lançar questionamentos que envolvam compreensão, interpretação e opiniões das crianças sobre a história contada no livro.
Questionamentos:
a)     Quem ficava procurando coisas na história? O que ele usava para encontrar as coisas?b)     O rato fez alguma coisa com o Rei do castelo?  O que ele fez com ele?c)     Quais objetos o rato encontrou na história?  Qual objeto estava com mau cheiro? E qual ele mais gosto?d)     Quem já usou o olfato para encontrar alguma coisa? O que vocês encontraram?e)     O rato encontrou algo que deixou ele muito feliz e vocês já encontraram algo que também deixou vocês felizes? O que foi?f)      Quem acolheu o rato? Ela deu um pedaço de que para ele?g)     Vocês acham que se uma cozinheira encontrasse um rato na cozinha dela, o que ela ia fazer com ele? Por quê?h)     Como devemos tratar os animais? Por quê?

EXTRAPOLAÇÃO
Materiais necessários: garrafa pet; imagens dos seguintes objetos: bolo, botas, peixe e queijo; papel ofício e cola.
·       Distribuir imagens das coisas encontradas pelo rato da história, solicitando que as crianças colem as imagens obedecendo à ordem que aparecem na história.
·       Confeccionar junto com as crianças um ratinho de garrafa pet.


Agora, boa leitura e ótima diversão !!! 
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário